Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
.
Estados Alterados de Consciência
 ..
..(Sem Drogas)
.


Por José Roberto Abrahão
..
Desde as experiências psíquicas com o uso de drogas psicodélicas levadas adiante por personalidades como Aldous Huxley, Timothy Leary, entre outros, ocorreu urna explosão no uso desse tipo de substância por parte de quem busca "expandir os horizontes de sua mente".

Na verdade, esse tipo de "estado alterado de consciência" é conhecido desde tempos imemoriais, sendo que inúmeras são as drogas capazes de provocar essas alterações na mente mas também várias são as técnicas para se, obter essa mudança na mente sem o uso de droga alguma.

Todas as civilizações primitivas conheciam e faziam uso regular de substâncias alteradoras psíquicas.

Até hoje, povos primitivos de todos os continentes se utilizam liturgicamente de plantas de poder e outras substâncias mágicas de forte efeito sobre a mente. 

Drogas de uso entre povos nativos da América do Sul, como o Tabaco (Nicotiana tabacum), cuja folha era seca é fumada ritualisticamente   por ser um poderoso estimulante psíquico, e a Coca (Erythroxylum coca), cujas folhas, se verdes, eram mascadas e caso secas, maceradas e misturadas com cinzas de folhas de Bananeira (Musa spp., com numerosas variações), tendo essa mistura o nome indígena de Ypadu   usada para aliviar a fadiga, manter os níveis de açúcar do sangue, além de favorecer a permanência da mente em "estado de alerta", sem contar que era usada igualmente para facilitar as longas jornadas em altas altitudes sem comida nem descanso.

Ignorando os riscos envolvidos no consumo desenfreado dessas substâncias, a ciência moderna trouxe ao seio da sociedade o Tabaco na forma de fumo para cachimbos, charutos, cigarrilhas e cigarros   para ser fumado como forma de lazer, e o Goridrato de Cocaína (conhecido popularmente como Cocaína), inicialmente reconhecida, além de poderoso anestésico, como droga estimulante e antidepressiva milagrosa.

Que ambas tem, ainda hoje, utilidade, é óbvio (o Tabaco tem utilidade na elaboração de inseticidas, e a Cocaína é usada como anestésico em cirurgias de ouvido, nariz e garganta, além de ter uso no tratamento de dores em pacientes acometidos de canceres em estado terminal). Mas óbvio é, também, que essas drogas, consumidas regularmente de maneira recreacional, podem causar graves enfermidades do corpo (o Tabaco, pela ação tóxica do veneno Nicotina, um de seus princípios ativos, causa vaso constrição no sistema circulatório, provocando infartos do coração e derrames cerebrais, além de doenças do trato respiratório   sem falar de câncer em todas as áreas de contato com a fumaça, como a boca, o nariz, a garganta e os pulmões; a Cocaína, destroi o olfato, causa rinite   se aspirada  , danifica as vias aéreas   se fumada  , tira definitivamente a sensibilidade clitoriana, vaginal e anal durante o ato sexual   se espalhada na mucosa dessas regiões  , pela ação corrosiva sobre as mucosas, provoca infarto do miocárdio   pela sobrecarga imprimida ao sistema cárdio respiratório  , e pode desencadear doenças mentais latentes, além de provocar um incontável número de suicídios, pois, após estimular, deprime, por vezes de forma insuportável.

Entre as drogas psicodélicas mais conhecidas, contam se:

LSD: Dietilamida do Ácido Lisérgico (alucinógeno semi sintético);
Hydroxyethylamida do Ácido Lisérgico (principio ativo do Ololiuqui);
ISO LSD (composto semi sintético);
Amido do Ácido Lisérgico (princípio ativo do Ololiuqui);
Mescalina (princípio alucinogênico causador de "Visões"   do Peyote)
Psilocybina (principio alucinogênico do Teonanacatil).

Interessante notar, porém, que os modelos moleculares das drogas acima são muito próximos de substâncias de ocorrência espontânea no cérebro (hormônios, ou seja. agentes fisiológicos que tem papel importante na bioquímica das funções mentais).
Por exemplo:
O principio ativo no cacto Peyote é o alcalóide Mescalina, muito próximo, em termos de arranjo molecular, do hormónio neurotransmissor Norepinephrina (Noradrenalina), pertencente ao grupo de substâncias que provocam a transmissão de impulsos entre os neurônios (células nervosas); quimicamente. Mescalina e Norepinephrina possuem a mesma estrutura. Ambas as substâncias são derivadas da substância conhecida em química como Phenylethylamina.

Outro derivado da Phenylethylamina é o aminoácido essencial Phenylalanina (Fenilalanina), amplamente distribuída pelo organismo humano, além de presença importante em todas as bebidas dietéticas.

Psilocybina e Psilocina, os princípios ativos do cogumelo alucinógeno mexicano Teonanacatl, derivam se do mesmo composto básico de que se deriva o hormônio cerebral Serotonina: Triptamina. A Triptamina também é o composto básico de um aminoácido essencial o Triptophano.

Mas ninguém precisa, realmente, saber nada dessas confusas e complexas nomenclaturas técnicas para constatar a realidade dos fatos aqui descritos. O fato de importantes substâncias alucinógenas e hormônios cerebrais possuírem a mesma estrutura básica não é uma simples coincidência.

Essa surpreendente relação pode explicar a potência psicotrópica desses alucinogênicos. Possuindo a mesma estrutura básica, esses alucinógenos podem agir nos mesmos pontos do sistema nervoso nos quais atuam os hormônios acima, como se fossem chaves similares encaixando se nas mesmas fechaduras.

Como resultado, as funções psicofisiológicas associadas com esses pontos cerebrais são alteradas, suprimidas, estimuladas ou de alguma outra forma modificadas. Vendo se, por exemplo, a similaridade existente entre o LSD e os hormônios citados, pode se compreender o fenômeno conhecido como flashback: não é o improvável resíduo do LSD que provoca tal "viagem de volta ao passado", mas simplesmente o próprio cérebro cria esse fenômeno, por meio de uma produção excessiva (quiçá descontrolada) de seus hormônios neurotransmissores identicamente aos efeitos do LSD no organismo. Fica fácil, então, concluir que utilizando se de técnicas adequadas, não é necessário o uso de droga alguma para obter se "estados alterados de consciência'.

Basta fazer uso de algumas das técnicas iniciáticas, consagradas pelo tempo, como a Respiração Consciente; a Meditação Transcendental; ou técnicas científicas modernas como a Respiração Holotrópica, criada por Stanislav Grof, cientista com larga experiência no emprego psicoterápico do LSD, conforme relatado em suas diversas obras. 

Além delas, o sexo pode ser uma porta para a "expansão da mente", posto as alterações bioquímicas que ocorrem durante uma relação sexual realmente intensa (não obrigatória. nem forçada), são realmente potentes.

No outro extremo do eixo Eros-Thanatos (os deuses do amor e da morte, na mitologia grega), existem os esportes radicais: caça, alpinismo, vôo livre, pára-quedismo, canoagem. Todos eles provocam uma tal descarga de Adrenalina no organismo que os seus praticantes experimentam, sem dúvida, "estados alterados de Consciência”.

 E importante ter em mente que não são as  drogas em si que são perigosas, mas a relação de  cada indivíduo com elas.

 Como dissemos anteriormente, os povos indígenas faziam   e fazem   uso de substâncias psicotrópicas poderosas, potencialmente perigosas, além de capazes de levar à dependência química E veja se que não há, em sua vida tribal, silvícolas viciados em nenhuma substância tóxica, embora usem nas ocasionalmente.
 Corriqueiro tornou se, porém, nos depararmos com índios que, urna vez integrados na sociedade do branco, tornaram se alcoólatras.

 Mais um caso de mau relacionamento com uma droga. E é esse o ponto de alto risco. Quando se consome uma droga, por mais poderosa que seja, num contexto ritual ou litúrgico, os riscos minimizam se; já o consumo recreacional de qualquer droga maximiza os riscos quase sempre graves.

 Por isso resolvemos revelar algumas técnicas de produzir se 'estados alterados de consciência' sem ter que recorrer ao consumo de droga alguma. Basicamente, daremos aos leitores as informações para a prática de exercícios poderosos, capazes de levar a mente a alterações semelhantes às obtidas com o consumo de doses psicoativas de drogas potentes como LSD, DMT, Messalina, Psilocybina, Bufotenina, entre outras.

 Há, é claro, exercícios mais "leves", capazes de deixar a mente em estados alterados como os obtidos com outras drogas:

 Exercícios físicos de alto impacto fazem o corpo produzir Endorfinas, um tipo de Morfina de ocorrência natural e espontânea no organismo humano. Daí se dizer que "esporte vicia".

- pode ser verdade!

Práticas de Yoga física e Meditação Transcendental alteram a mente da mesma forma que o consumo de Maconha, Haxixe, Bhang, Charas. Skunk e Óleo-de-THC fazem. Esportes de luta e combate provocam estimulação psíquica extrema, parecida com a obtida com drogas como a Cocaína e o Tabaco.O sexo, liberado e adulto, desinibe como o álcool, e provoca sensações de liberdade e prazer mais fortes que as conseguidas com a Heroína   sem destruir o "usuário"! 

Mas sexo pode viciar, já se sabe   mais uma prova dos fatos aqui citados Estimulo psíquico pode, também, vir da leitura de livros que despertem o interesse e prendam a atenção do leitor de forma que esse não consiga deixar a leitura até que o fim chegue. Diversas pessoas disseram me que ao ler meu livro “0 Quarto Segredo”, experimentaram tal sensação um impulso irresistível de ler o livro até o final, de um fôlego só, num único dia.

(Continua no próximo Número)

 
J.R.R. Abrahão
José Roberto Romeiro Abrahão  é, entre outras inúmeras coisas, advogado e jornalista; 
pesquisador nos campos de Parapsicologia, Radiônica, Radiestesia, Geo-biologia, 
Ondas Escalares, Fenômenos Eletrônicos, etc.; 
consultor técnico e jurídico na área de patentes; 
perito em proteção balística; expert  em  pirotécnica; 
compositor (parceiro de Raul Seixas); ... ... .... ... 
             É ainda membro de várias entidades, nos mais diversos campos, 
como: Institute of Noetic Sciences; American Association Eletronic Voice Phenomena; 
Interdimencional Sciences; Physic Research Group; 
O.T.O.A. - Ordo Templi Orientis Antigua; ... ... ... 
             Hoje, além de atuar intensamente na área jurídica, 
é Sócio Diretor  das  empresas:  Ra  Comunicações S/C  e Ra  Eletrônica  Ltda .
brazilian.contractor@gmail.com 

 
 

.

.


.

.
Leia também:
.
.
Um manual esclarecedor 
das várias substâncias consideradas afrodisíacas 
pela humanidade em geral. 

Desmistifica e esclarece o assunto, 
prevenindo contra o uso indiscriminado de tais substâncias. 

Abordagem clara e direta. 

Toda a verdade sobre os chás, as ervas, 
os incensos, os florais. 

Quais os cuidados... o que é perigoso... o que funciona... 

.Mais informações:
http://www.imagick.org.br/produtos/livros/livros.html
.


 Volta para página inicial 
 Vai para atividades do mês
 Volta para Índice Geral do Imagick


boletim@imagick.org.br
 
 


Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
Uma escola moderna de magia
(0xx) (11) 3813.4123
 
 
 


Página desenvolvida por:
Imagick Edições e Comunicações Visuais



Quem somos O Imagick A Cidade das Estrelas A Irmandade das Estrelas Programação de Atividades Nossa Turma (Biografias) Contatos / Redes Sociais Cursos e Vivências Cursos Imagick ao Vivo Cursos e Vivências em CDs Cursos e Vivências em DVDs Programe sua Mente Reprograme sua Mente Vivências Externas Consultas Online Consulta Gratuita de Tarot I Ching Gratuito Runas Grátis Consulta ao Mestre Nazareno Reicki a Distãncia Oráckulo - Mensagem do Dia Pantáculos Zodiacais O Baú Magicko da Bruxa Pratickas Saude Magicka Treinamentos Magickos Meditações Magickas Orações Magickas Pensamento Magicko Consultas Pessoais Consulta Particular de Tarot Regressão de Memória Criação de Pantáculos Artigos Novidades Psiquê Mágicka Sistemas Mágickos Artigos Intrigantes Mistérios Curiosos Tradições Religiosas Comportamento Mágicko Música Magicka Notícias Mágickas Divertimentos Magickos Matemática Curiosa Variedades Significativas Ilusões Magickas Paginas Selecionadas Boletins Magickos Midia Fotos Magickas Videos Magickos Livros e Publicações Links Parceiros Imagicklan Nossa História Amor Incondicional Anjos e Demônios Consultas Gratis Vossos Deuses Deuses Egípicios Tipos de Magia Ser Bruxa Imagens de Jesus Reprograme sua Mente Cura pelo Pensamento Poder da Palavra Programação Mental Vida Secreta de Jesus A Pessoa de Jesus Tratamento Vidas Passadas Sistemas Alternativos Ritual de Pacto de Amor Bruxarias Magickas Runas e Numerologia Inscrição