O RUACH: A ENERGIA ESPÍRITO

ruach

A palavra Espírito vem do Latim Spiritus e significa Sopro Vital.

O equivalente em grego é Pneuma e foi traduzido no Novo Testamento como Espírito. É equivalente ao Purusha hindu ou à Farinha do Ar (Nwire) dos druidas, no Antigo Testamento corresponde ao Ruach dos judeus.

No dicionário Aurélio lemos sobre a palavra espírito: ” Parte imaterial do ser humano; alma. Entidade sobrenatural ou imaginária
como os anjos ou duendes. Imaginação, inteligência. “

Percebe-se que há uma imprecisão quanto a este termo no dicionário. Mas, do ponto de vista esotérico, espírito designa a energia que dá Vida e Forma à Matéria e que se manifesta quimicamente como força de atração, adesão, coesão e repulsão. Daí se percebe a confusão que os espíritas fazem ao dizer: ” que há espíritos por toda parte “. Querendo com isso dizer que as almas dos mortos estão em todas as partes e pululando ao nosso redor. Isso é um equivoco. Ao nosso redor existe sim espírito: energia vital nos envolvendo. O contato com almas desencarnadas é possível mas se dá por meio da elevação de nossa consciência ao planos vibracionais em que se encontram aqueles a quem queremos contatar.

Análise da palavra espírito em sua correspondente hebraica, ‘rvach’, é muito interessante.ruach 2

RUACH { j w r } { Chet – Vav – Resh }

Em Ruach:

A letra R: significa cabeça. – A cabeça é o local no qual o cérebro transforma a energia radiante em vários  estados mentais. Essa energia radiante é proveniente do Sol, aliás, tudo o que existe em nosso Universo é apenas a energia Solar em graus diferentes de
frequência vibratória.

R ( Resh – r em hebraico ): corresponde ao Arcano 19 do Tarot: O Sol. – O Sol é um dínamo ou uma bateria no qual o Sopro Vital se concentra e de lá se irradia em nosso Sistema Solar. As atividades físicas e as propriedades irradiativas do Sol são apenas exteriorizações e aparências para algo ainda mais poderoso: a consciência.

A Consciência é o poder dominante no Universo, o regulador de tudo.  Consciência é a cabeça ( resh ) para toda a criação. Logo, na palavra Ruach,  o r inicial é símbolo para a Consciência Maior, o Pai.

A letra V: significa prego. É a segunda letra da palavra Ruach. V ( Vav – w em hebraico ): corresponde ao Arcano 5 do Tarot: O Hierofante.

Vav é usado como conjunção ” e ” e é, portanto símbolo de União. Vav se liga ao signo de Touro que governa as orelhas, língua e maxilar inferior e a garganta do homem. Ora, pescoço e a garganta unem a Cabeça ao Corpo.

Ouvir é o elo entre os hemisférios cerebrais. Esta união é feita via palavras.

Palavras são sons formulados pelos movimentos da língua, maxilar inferior e vibrações na garganta. Logo, a letra Vav refere-se a vibrações sonoras.

Na tradição indiana, o sutil princípio da audição é chamado Akasha. Akasha é considerado a substância primordial, como um grande oceano no qual todas as formas estão em movimentos ondulatórios. O Akasha é o elo entre o fogo e a água, entre o ar e a água e entre o ar e a terra. É o conector, o cimento, das várias atividades cósmicas. Significa dizer que vibrações sonoras conecta, une, liga todas as energias cósmicas bem como é a substância básica do qual todas as coisas adquirem forma, aparência.

Podemos, logicamente, afirmar que Vav em Ruach representa o Som como meio de expressar a consciência. Releia as instruções dadas sobre o Arcano 5, no  Grau anterior para aprofundar essas noções.

A letra Vav é equivalente a Palavra ou Logos, o Construtor do Universo, identificado no Novo Testamento como o Filho, que é, também o Mediador.ruach 3

Na kabalá, Vav se relaciona a Sexta Esfera, Tipharet, a Beleza. É Tipharet também chamado de Filho e se relaciona com um aspecto especial da consciência chamada: Inteligência da Mediação das Influências e conecta o acima e o abaixo, a Coroa (Kether) à Fundação (Yesod), e esta ao Reino (Malkut). Portanto, Tipharet é o Filho e o Mediador. Além disso, Tipharet é chamado Melek , o Rei, o que implica que esta esfera é a Esfera do Ungido ou do Cristo.

A letra Ch: significa campo ou cerca. – É a terceira letra da Palavra Ruach. – Ch ( j em hebraico ): corresponde ao Arcano 7 do Tarot: O Carro. ( Ch quando pronunciado tem o Som do nosso RR, como em Carro )

Seu significado denota limitação, circunscrição. Implica, ainda, a delimitação de uma área com propósitos de cultivo. Chet se relaciona ao signo de Câncer, que regula o peito e as glândulas mamarias. Os ossos do peito protegem órgãos vitais e as glândulas mamarias fornecem o leite ao bebê. Por isso, Câncer se vincula à idéia de nutrição e proteção.

Pelo seu significado e pela sua atribuição canceriana, Chet sugere que os poderes do ser humano que se localizam na região peitoral e que estão bem protegidos, são os que tem de Ser cultivados, ou desenvolvidos em forma e qualidade. Câncer é regido pela Lua, um símbolo para o subconsciente, e isto sugere que os poderes em questão pertencem ao campo de manifestação do subconsciente, como eles de fato são. Portanto, a letra Chet, através de sua conexão com funções orgânicas abaixo do pescoço, e sua função de preservação e manutenção da Vida, correspondente ao aspecto do Poder Vital que os cabalistas chamam de: a Noiva.

RUACH { j w r } { Chet – Vav – Resh }

A palavra Ruach, portanto, nos chama a atenção para o fato de que os poderes internos do homem encontram-se latentes em sua cabeça (primeira letra Resh). Em seguida, informa-nos que as funções coordenativas e conectivas destas energias se manifestam na personalidade humana via olhos e garganta (segunda letra Vav) que contém órgãos que capacitam o ser humano a produzir sons (palavras através das quais ele expressa estados de consciência emanados da cabeça). A última letra de Ruach (Chet) designa as funções do tronco no corpo humano. Essas compõem vários campos de atividades das operações mentais que se originam na cabeça e podem ser cultivados e melhorados, através da ação, que são delineadas pelo pensamento (palavra não – sonora) e articuladas pelas palavras.

Como a Letra Resh representa o Sol, ela corresponde ao Ouro Alquímico. Similarmente, Chet representa o signo de Câncer, que é regido pela Lua, logo alude ao Prateado Alquímico, símbolo lunar. Portanto, podemos, também considerar RUACH como sendo Sol e Lua ou Ouro e Prata.ruach 4

O Ouro Alquímico: ou Solar é uma das correntes de energia que percorre o corpo humano. Essa corrente é elétrica e é representada em diagramas esotéricos, no oriente pela cor Vermelha.

A Prata Alquímica: ou Lunar é uma segunda corrente de energia que percorre o corpo. Ela é fria e magnética. Os yogues representam pela cor branca, exatamente como os brasões europeus também representam a lua e a prata pela mesma cor.

Pela leitura do presente texto, percebemos que o Espírito não é uma abstração metafísica. O Espírito é o poder manifestante que dá forma a tudo aquilo que constitue nosso ambiente físico. Tudo o que vemos e tocamos é um aspecto, uma aparência do Espírito Único. É a realidade Velada pelas diversas formas que percebemos.

Em resumo, Espírito é a pura Consciência (R). É o que integra e desintegra as formas, através das vibrações sonoras (V). Ele realiza essa integração e desintegração através das palavras e tudo aquilo que se manifesta, que se materializa contém, em si, a Oculta Palavra do Espírito (Ch).

Espírito é aquilo que os hindus chamam de Purusha e a Bíblia usa Ruach no Velho Testamento, enquanto que o Novo usa Pneuma. Infelizmente, os teólogos têm ocultado e interpretado equivocadamente este belo significado do que seja Espírito.

O Espírito não é algo vago ou sobrenatural. É uma definida e natural energia que aparece em nosso mundo na forma dos objetos percebidos pelos sentidos. Essas palavras que você está lendo é Espírito, bem como a tinta que as tornam visíveis. Cada coisa material é, na realidade, o Espírito Único expressando-se através da combinação de vibrações que estão dentro do nível humano de percepção.

Para finalizar, cabe esclarecer que quando nos referimos ao desenvolvimento espiritual ou desabrochar de nossa espiritualidade, nos referimos à liberação das potencialidades latentes de Ruach ou Sopro – Vital. Essas potencialidades são limitadas pela nossa personalidade e pelo nosso presente estágio de evolução.ruach 5

Espiritualizar-se não significa ganhar ou adicionar qualquer coisa em seu ser.

Espiritualizar-se significa exteriorizar, expressar os poderes que já estão em ti.

É manifestar as habilidades que se encontram ocultas, adormecidas.

É o que se encontra dentro de você que vem à tona.

Nesta direção, o treinamento esotérico, bem como as artes marciais não têm outro objetivo que não seja este: Espiritualizar o SER.

Antônio Vicente – Frater ADN BN Aiwass – 525

cabalah

ruach 6

Curso de Kabalah do Imagick

 


COMENTÁRIOS

O que você achou?
Conte-nos suas impressões, opiniões, críticas e sugestões:

Sem comentários.